Projetos didáticos em salas de alfabetização
Em 25/04/2014, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, em São Paulo, foi lançado o livro: "Projetos didáticos em salas de alfabetização" de autoria da Professora Elaine Vidal. Mestranda em Educação pela USP, graduada em Letras e Pedagogia pela, respectivamente, USP e Universidade Metodista, possui ampla experiência na esfera educacional no sentido mais amplo da palavra: educação infantil, formação continuada, coordenação de escola e de projetos educacionais.
O livro está organizado em três partes: a primeira, é fundamental para todos os educadores dos diversos níveis de ensino, pois desenvolve uma discussão teórica a respeito das concepções de aprendizagem, dos modelos de ensino, concepções de linguagem, gestão do tempo didático e apresenta um breve histórico sobre projetos na educação.
Na segunda e terceira parte, a são apresentados dados uma pesquisa realizada e as análises relacionadas ao projeto temático interdisciplinar do cinclo de alfabetização.
A sinopse: "Desde o movimento da Escola Nova, no início do século XX, até os dias de hoje, várias são as conotações dadas à palavra projeto, na área da educação. Os professores se apropriam de forma diferente de cada uma delas, e assim, o trabalho em sala de aula passa a ser subsidiado por um mosaico híbrido de concepções e teorias. Este livro esclarece o que são os Projetos Didáticos enquanto modalidade organizativa, distinguindo-os de sequências didáticas, atividades habituais e situações independentes. Resgata o histórico da palavra projeto ao longo dos séculos XX e XXI, diferencia Projetos Didáticos de Projetos temáticos e interdisciplinares, traz informações quanto a concepções de aprendizagem, modelos de ensino, concepções de linguagem e perspectivas para o ensino de língua nos anos iniciais do Ensino Fundamental".
Boa leitura a todos e parabéns a autora pela iniciativa do trabalho engendrado!!
O livro está organizado em três partes: a primeira, é fundamental para todos os educadores dos diversos níveis de ensino, pois desenvolve uma discussão teórica a respeito das concepções de aprendizagem, dos modelos de ensino, concepções de linguagem, gestão do tempo didático e apresenta um breve histórico sobre projetos na educação.
Na segunda e terceira parte, a são apresentados dados uma pesquisa realizada e as análises relacionadas ao projeto temático interdisciplinar do cinclo de alfabetização.
A sinopse: "Desde o movimento da Escola Nova, no início do século XX, até os dias de hoje, várias são as conotações dadas à palavra projeto, na área da educação. Os professores se apropriam de forma diferente de cada uma delas, e assim, o trabalho em sala de aula passa a ser subsidiado por um mosaico híbrido de concepções e teorias. Este livro esclarece o que são os Projetos Didáticos enquanto modalidade organizativa, distinguindo-os de sequências didáticas, atividades habituais e situações independentes. Resgata o histórico da palavra projeto ao longo dos séculos XX e XXI, diferencia Projetos Didáticos de Projetos temáticos e interdisciplinares, traz informações quanto a concepções de aprendizagem, modelos de ensino, concepções de linguagem e perspectivas para o ensino de língua nos anos iniciais do Ensino Fundamental".
Boa leitura a todos e parabéns a autora pela iniciativa do trabalho engendrado!!